Meu amigo (a) esta com suspeita ou diagnóstico de câncer. O que devo fazer?

Sabemos que a palavra câncer é sempre aterrorizante e naturalmente realizamos uma comparação como se a doença fosse em nós. Inicialmente, é importante salientar que frequentemente o desenrolar do tratamento é mais ameno e com menores complicações do que no ser humano. Os cães e gatos possuem uma maior capacidade de aceitação a procedimentos cirúrgicos (mesmo os mais agressivos e mutilantes) e o fator psicológico é ausente (não sabem da doença, o que é quimioterapia ou radioterapia). Fatos esses que promovemos uma melhor qualidade de vida ao nosso amigo.

O tratamento oncológico esta diretamente relacionado a dois alicerces importantes para seu sucesso. A precocidade e correção do diagnóstico e precisa indicação terapêutica para melhor qualidade de vida.

A precocidade no diagnóstico é provavelmente o principal fator para a cura oncológica, assim, na presença de lesões nodulares ou qualquer outra alteração que remeta a doença oncológica é fundamental agir rápido e corretamente. Converse com seu médico veterinário sobre a possibilidade de inicialmente já encaminhar a atendimento oncológico direcionado, para diagnóstico e estadiamento precisos.